Tel: 11 5891-0252 | ZAP 11 94702-9753



No nosso site voce encontrara tudo que precisar saber sobre energia solar navegue a vontade e conheça tudo sobre o assunto.

Painel solar fotovoltaico

Enquanto as placas foto térmicas geram aquecimento, as fotovoltaicas produzem energia elétrica. Os painéis que compõem seus sistemas são constituídos por camadas de várias células, normalmente de silício. Quando a camada mais fina, de carga negativa, é atingida pelos raios solares e absorve fótons (partículas energéticas) suficientes, seus elétrons são transferidos para a camada mais grossa, de carga positiva. Assim é criada uma diferença de potencial entre as duas camadas, ou seja, enquanto há incidência de sol, a associação das várias células fotovoltaicas e sua ligação a uma carga geram a circulação de elétrons pelo circuito e, consequentemente, corrente elétrica. Como a produção está diretamente ligada à luz absorvida, a quantidade produzida se modifica de acordo com a estação do ano e o local onde o painel é instalado.

1. O Painel Solar produz energia elétrica em corrente continua com a Luz do Sol.

2. O Inversor Solar converte a energia solar em corrente alternada.

3. A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa através do quadro de Luz.

4. Energia Solar é consumida por utensílios e equipamentos elétricos que estejam conectados na tomada.

5. O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos de energia para serem usados a noite ou em dias chuvosos onde a produção de energia solar não é tão alta!

Informações uteis

  • Quanta eletricidade vai produzir o meu sistema por ano?

    Um painel tem uma capacidade especifica em Watt/pico. Sua capacidade é a de gerar e suprir essa quantidade de energia em Watt hora, em plena insolação. Ex.: Um painel de 100Wp, gera 100 Watts em seu melhor rendimento. Em um dia de seis horas de insolação representará 600 Watts/pico/dia. Nesta condição, gera o suficiente para manter acesa uma lâmpada fluorescente de 10 Watts durante 60 horas, ou um aparelho de TV durante 6 horas ou acionar uma bomba d'água para abastecer uma caixa d'água de 3.000 litros por dia.

    A medida que aumentamos o consumo, torna-se necessário aumentar a quantidade de painéis solares e um sistema permite que vários painéis se interliguem para fornecer a quantidade de energia necessária à sua necessidade.

  • Veja exemplo:

    - Com dois painéis solares de 140Wp já é possível fornecer energia para a iluminação e TV simultaneamente, com quatro, alimentar uma geladeira; Com cinco é possível alimentar uma pequena residência com 100 kWh de consumo, e assim por diante.

    Para determinar a quantidade de painéis solares necessários para uma residência, você precisa:

    1) Relacionar os equipamentos que serão alimentados (lâmpadas, rádio, geladeira, televisor, etc.).

    2) Multiplicar pelo tempo de uso diário (mesmo que estimado);

    3) Somar esses consumos;

    Com base nessas informações, você pode calcular o total de consumo dos equipamentos em Watts hora ( ou kWh.)

    O que determinará a quantidade de painéis solares é o total de consumo diário dividido pela hora media de insolação e o resultado pela potencia de geração do painel solar.

    É importante saber que a energia solar pode ser usada de forma racional, aplicada tanto em sua casa como no seu negócio. Também como redução de consumo. Um sistema solar pode fornecer parcialmente a sua necessidade, suprindo um consumo de energia que não precisa ser toda a carga demandada.

    A iluminação, computadores, televisão ou áreas externas, que ficam permanentemente ligadas e consumindo energia da rede, são aplicações muito úteis e de baixo investimento.

  • Vai indicar para voce a melhor opção em kit para geração de energia solar fotovoltaica.

  •  



Contatos  : ZAP    11 94702-9753    TEL :    11 5891-0252